Projeto Café Literário

A leitura é uma atividade essencial para o sucesso da educação, sendo passaporte para a reflexão e a pesquisa. Assim, a função da escola não é apenas ensinar a ler, mas também mediar as leituras realizadas, contextualizando-as às realidades vivenciadas pelos alunos. Sendo assim, implementou-se o projeto Café Literário que busca a participação ativa dos alunos e comunidade em geral, transformando-os em apreciadores da leitura e disseminadores da importância e valorização do ato de ler

O projeto tem por finalidade, além de estimular a leitura dos estudantes, desenvolver o estudo de obras específicas focadas em vestibulares e Enem. O nome “Café Literário” surgiu por ser um evento que evidencia práticas de leitura em voz alta, discussão sobre teoria literária, estudos das obras e produção textual em um momento de descontração, combinando a partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da efetiva leitura e da reflexão a algo prazeroso.

Os professores responsáveis selecionam as obras, a partir das demandas da disciplina de Língua Portuguesa, na área de Literatura. A partir disso as atividades são programadas em um cronograma, que finaliza com o evento de discussão, apresentação e análise dos textos lidos.

Além dos docentes do Colégio, autores, pesquisadores e pessoas voltadas à área serão convidados para participarem do evento, auxiliando os estudantes a compreenderem as obras trabalhadas, realizando, desta maneira, o intercâmbio de conhecimentos e experiências.