Institucional

O Colégio Campo Real, em sua integralidade, entende que a educação é o processo de construção de saberes, voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades com vistas ao desenvolvimento integral do estudante, bem como da comunidade escolar como um todo, pois a presença da Instituição em uma comunidade significa contribuir, em todas as instâncias, no progresso e crescimento dos sujeitos envolvidos direta ou indiretamente. Assim, o princípio educativo da Instituição é focado em metodologias atividades de aprendizagem significativa, objetivando a constituição da autonomia dos estudantes.

A Instituição está estruturada no ideal de educação com excelência, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes como sujeitos ativos, críticos e conscientes em sociedade, capazes de resolverem problemas a eles expostos com base nos conhecimentos desenvolvidos no decorrer dos anos escolares. Por esse motivo, o foco do Colégio passa a ser em um processo de ensino-aprendizagem baseada em metodologias ativas significativas de aprendizagem, bem como com a utilização de tecnologias e inovação.

A equidade é um dos elementos balizadores das atividades previstas por todas as instâncias do Colégio, com a inclusão como forma plena de humanização e completude da educação desenvolvida em todos os âmbitos. Além disso, o processo de adaptação curricular à realidade dos alunos, tendo a Base Nacional Comum Curricular como balizadora dos trabalhos, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e a LDB 9394/96.

A constituição de um Colégio particular no Município de Laranjeiras do Sul amplia possibilidades de oferta de um ensino de qualidade e com características necessárias à formação global e autônoma dos estudantes, criando um leque de escolha à comunidade, bem como o desenvolvimento de um trabalho focado no prosseguimento dos estudantes do Ensino Médio para a Educação Superior nas mais diversas instituições de Ensino da Região, do Brasil e quiçá do mundo.

O Colégio Campo Real tem em sua essência o trabalho com a diversidade, de forma equilibrada, acima de tudo com a formação de um sujeito completo, autônomo e capaz de agir em sociedade, considerando todos os fatores que o envolve. Com isso, é de suma importância o trabalho a ser desenvolvido com a comunidade em que o Colégio está inserido, pois as transformações sociais devem começar, justamente, nesta comunidade. Compreende-se que todos os sujeitos são diferentes, cada um com sua história, seus desejos e ideais, mas ao mesmo tempo, entende-se que esses mesmos sujeitos seguirão princípios ao que tange à educação e ao envolvimento com as necessidades sociais à sociedade em que estão inseridos.

Outro fator primordial, é o processo constante de formação dos docentes, pois o desenvolvimento de uma educação de qualidade passa por capacitação dos agentes responsáveis pelo andamento das atividades em sala de aula. O Colégio Campo Real considera, também, que a formação permanente dos técnicos e equipe de apoio fortalece o desenvolvimento de práticas efetivas de educação em todas as frentes necessárias. Por isso, bimestralmente será desenvolvido, de forma calendarizada, atividades de formação focadas nas demandas do dia a dia da Instituição que é dinâmica seguindo o desenvolvimento da sociedade em que está inserida a Instituição.

Para que todo o processo institucional tenha êxito, é necessário considerar o envolvimento de todos os membros da comunidade escolar, por isso, a presença e o fortalecimento de atividades que prevejam a presença da família no Colégio é de suma importância, além dos conselhos, clubes de pais/responsáveis, a Instituição prevê a realização de cursos e demais atividades que visem a formação nas mais diversas áreas, com certificação e foco na vida social, profissional e familiar, para, desta forma, atender aos pais/responsáveis, contando com a participação efetiva destes no ambiente escolar.

O Colégio Campo Real busca, em todos os seus objetivos, o desenvolvimento pleno do estudante, com vistas à formação humanitária e global, tendo como delineador de todas as práticas uma matriz curricular e um programa de ensino-aprendizagem equilibrado, dentro das reais necessidades da comunidade escolar, seguindo os parâmetros gerais do sistema de ensino adotado, neste caso o Sistema Positivo de Ensino, o qual fornecerá o material didático à Instituição. Deixando claro, neste ponto, que embora se tenha um sistema de ensino, o Colégio dá liberdade, também, aos professores para que possam complementar, dentro das demandas, os conteúdos, sendo necessário, sempre, o diálogo com a equipe pedagógica da instituição.

Com isso, se tem um processo educacional democrático, amplo e globalizante, focado em desenvolver conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que os estudantes prossigam em sociedade como agentes ativos.

O Ensino Médio, como modalidade e ensino a ser ofertado pelo Colégio Campo Real, foi consolidado por meio das ações regimentais, pedagógicas, legais, metodológicas e estruturais nas legislações pertinentes, não fragmentando as políticas educacionais, mas sim ensejando o processo de cooperação entre todas as esferas públicas e privadas, privilegiando a educação de qualidade, produzindo condições necessárias para que a aprendizagem e desenvolvimento aconteça no transcorrer dos anos, com foco nas competências e habilidades gerais e essenciais no âmbito pedagógico, bem como ao que tange aos diretos de aprendizagem e desenvolvimento do estudante e da comunidade escolar.

Com isso, a gestão do Colégio, conjuntamente com a equipe pedagógica assegurará a gestão democrática das ações pedagógicas, administrativas, financeiras e disciplinares da instituição, mesmo sendo privada, pois a Mantenedora do Colégio, dá autonomia necessária para que esse processo aconteça, assegurando a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

A Instituição compreende que não existe educação de qualidade sem professor qualificado, por isso prima por manter em seu quadro de professores profissionais bem formados, motivados e com formação continuada baseada em práticas efetivas, focadas na própria escola. Com isso, a formação continuada e incentivos oferecidos aos professores para qualificação serão um diferencial da Instituição, justamente por ser um Colégio que tem sua base fundadora em uma Instituição de Ensino Superior.

Por isso, o Colégio Campo Real está balizado no ideal de uma educação inclusiva e igualitária, motivado por uma educação de excelência e com foco em metodologias de aprendizagem ativa, significativa que forme alunos autônomos e capazes de produzir mudanças sociais significativas, justamente pensando na comunidade escolar a ser abrangida.


EQUIPE DIRETIVA

Prof. Wilson Ramos Filho – Presidente da Mantenedora

Prof. Edson Aires da Silva – Superintende da Mantenedora

Prof. Atilio A. Matozzo – Diretor Geral do Colégio Campo Real

Profª. Élita Fernanda Teixeira da Cruz Matozzo – Pedagoga Responsável